Sobe para 53 número de municípios atingidos por óleo no Nordeste

  • 29/09/2019
  • 0 Comentário(s)

Sobe para 53 número de municípios atingidos por óleo no Nordeste

Subiu para 53 o número de cidades afetadas pela mancha de óleo que atingiu o litoral do Nordeste desde o início do mês.

Segundo o balanço mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já são 112 localidades em oito estados afetadas pela mancha. Apenas na Bahia ainda não houve registro do problema.

Uma investigação do Ibama, que monitora a situação desde o dia 2 de setembro, com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, indica que o petróleo que está poluindo as praias é o mesmo, e a origem não é do Brasil.

De acordo com a investigação do instituto, o petróleo que está poluindo todas as praias é o mesmo. Trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo, como gasolina. No entanto, sua origem ainda não foi identificada. Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil.

Mesmo sendo de origem estrangeira, os responsáveis estão sujeitos a multas de até R$ 50 milhões, em conformidade com a Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/1988.

O Ibama informou que requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. Nos próximos dias, a empresa disponibilizará um contingente de cerca de 100 pessoas.

O instituto orienta as pessoas que identificarem manchas de óleo em alguma praia a entrar em contato com a prefeitura do local e com o instituto por meio da Linha Verde, no número 0800618080.

Até o momento, o petróleo foi encontrado em nove tartarugas, seis delas mortas, e em uma ave, também morta. Segundo o Ibama, não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos, mas a avaliação da qualidade do pescado capturado nas áreas afetadas para fins de consumo humano é competência do órgão de vigilância sanitária.

Com informações Agência Brasil


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Nossas Fotos

Felipe Amorim e Zé Felipe

top2
2. Sei Que Tu Me Odeia

Anitta -

top3
3. FANTASMA

MC LEOZIN , MC MENOR DN E ANA LAURA LOPES

top4
4. TANDO

Henry Freitas e Kadu Martins

top5
5. Dependente

Cavaleiros do Forró e Henry Freitas

top6
6. Temporais

Luan Layzon

top7
7. Ela é Fogo (Forró Eletrônico)

Carrillo's

top8
8. Tu Orgullo

Thalles Luna

top9
9. SÓ LOVE

BRUNETTA

top10
10. JET EM BALNEÁRIO

AgroPlay, Ana Castela, MC PH - Dan-Sa / Daniel Saboya


Anunciantes